Início > Notícias > 27ª SESSÃO ORDINÁRIA/2013
27ª SESSÃO ORDINÁRIA/2013
24 de Setembro de 2013

Os Vereadores da Câmara Municipal de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná, reuniram-se nesta segunda-feira dia 23 de setembro de 2013 para a realização da 27ª Sessão Ordinária/2013, na ocasião os Vereadores apreciaram diversas matérias de interesse publico, dentre estas matérias foram aprovados em Segunda Apreciação dois Projetos de Lei Ordinária e um Projeto de Lei Complementar sendo ele o de Nº 02/2013, pelo qual o Prefeito Municipal busca obter autorização Legislativa para ampliar o Perímetro Urbano da Vila Santiago, no Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná. A matéria altera o Inciso II do artigo 2º da Lei Complementar 006/07, de 28 de novembro de 2007, que delimitou o Perímetro Urbano da Vila Santiago no Município de Saudade do Iguaçu. Os Vereadores por unanimidade de votos entenderam que o Projeto deveria ser aprovado pelo fato de que tal propositura tem como principal razão o desenvolvimento do Município.

Os Projetos de Lei Ordinária aprovados em Segunda Apreciação foram:

Projeto de Lei Nº. 061/2013, pelo qual o Prefeito Municipal busca obter autorização dos Vereadores para incluir as metas financeiras de despesas dos Programas e Ações para o ano de 2013, constantes nos anexos da Lei Nº 516/2009, que estabeleceu o PPA de 2010 à 2013 e para incluir os valores nas metas financeiras de despesas dos Programas e Ações para o ano de 2013, constantes nos anexos da Lei Nº 710/2012 da LDO. Os vereadores entenderam que a matéria deveria ser acolhida uma vez que o presente Projeto trata-se da inclusão nas referidas Leis, do valor referente à Operação de Crédito para a construção de praça conforme já autorizado por este Poder Legislativo através da Lei Municipal Nº 788/2013.

Projeto de Lei Nº. 062/2013, pelo qual o Chefe do Poder Executivo Municipal busca obter autorização do Poder Legislativo para abrir no Orçamento Geral do Município para o Exercício Financeiro de 2013 um Crédito Adicional Suplementar no valor de R$ 450.000,00. Os recursos oriundos do presente Projeto de Lei são provenientes de operações de crédito autorizada pela Lei Municipal Nº 788/2013. Quanto ao mérito da matéria os vereadores entenderam que a mesma deveria ser acolhida uma vez que o valor total será utilizado na Secretaria de Obras, Viação e Urbanismo para a construção de uma praça.

Os Vereadores aprovaram também por unanimidade de votos o Requerimento Nº 027/2013 de autoria do Vereador Ademir Demarchi solicitando que a Administração Municipal através do seu Departamento responsável efetue a instalação de um Parquinho adaptado nas dependências da Escola de Educação Especial Daizi Trento – APAE de Saudade do Iguaçu/Pr. Em sua justificativa o vereador disse que: “Este parque vai possibilitar a realização de um trabalho de qualidade, com a adaptação das dificuldades e diferenças de cada aluno, pois os brinquedos adaptados irão proporcionar aos portadores de deficiência física brincar com igualdade e independência. Isto fará com que se estimulem os sentidos através da diversão e do entretenimento.” O Vereador Ademir Também apresentou para a Deliberação do Plenário um Requerimento Verbal pelo qual o mesmo solicita que o Município através da Secretaria Municipal de Educação efetue a instalação de aparelhos de Ar Condicionado em todas as salas de aula da Escola de Educação Especial Daizi Trento – APAE, da mesma forma que o Município fez quando da instalação destes aparelhos nas Escolas Municipais.

Ao final da Sessão o Senhor Presidente determinou o envio de Expediente ao Secretário Municipal de Esporte para em nome de todo o Poder Legislativo Municipal parabenizar o mesmo, bem como o Professor Gilberto Morando pelo belíssimo trabalho desenvolvido junto a Secretaria Municipal de Esportes, principalmente no que diz respeito à modalidade de Taekwondo. Modalidade esta que vem se destacando a nível regional, estadual, nacional e agora internacional. Sirvo-me ainda do presente para de forma muito especial parabenizar a atleta Eduarda Rodrigues Detogni pela sua conquista no ultimo dia 22 de setembro de 2013, quando ganhou a medalha de Prata nos Jogos Sul-americanos da Juventude em Lima no Peru. Tal feito além de ser uma grandiosíssima conquista, ainda levou o nome de nosso Município a ser conhecido internacionalmente.