Início > Notícias > CÂMARA MUNICIPAL PRESTA HOMENAGEM A PRODUTORA DE QUEIJO MEDALHISTA DE OURO EM CONCURSO NACIONAL
01 de Outubro de 2019

A Câmara Municipal de Vereadores de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná durante a realização de sua 28ª Sessão Ordinária homenageou a produtora de queijos do Município, Ângela Marangon, que foi premiada com a medalha de ouro na 5ª edição do concurso "Queijo Brasil", realizado em Florianópolis, Estado de Santa Catarina. Este concurso é o mais importante de queijos artesanais do Brasil. Tal homenagem teve a iniciativa do Vereador Irineu Antônio Peruzzo que em seu discurso disse: “Em uma disputa com produtores de queijo de todo o Brasil, a medalha de ouro veio para Saudade do Iguaçu, isso demonstra que vale a pena investir em nosso povo, que vale a pena investir naquelas pessoas que tem vontade.” Ao falar sobre a conquista a produtora Saudadense agradeceu o apoio recebido da Administração Municipal na pessoa do Prefeito Mauro Cesar Cenci e do vice Darlei Trento, da EMATER que realizou a toda a logística da inscrição no concurso e o envio do queijo para a cidade de Florianópolis e da Câmara Municipal quando da aprovação do Projeto de Lei que instituiu o apoio à agroindústria Saudadense. Segundo ela: “Essa conquista demonstra a qualidade do produto que é feito aqui em Saudade do Iguaçu, que cada vez mais vem ganhando mercado.” O Prefeito Municipal em seu pronunciamento parabenizou a produtora pela conquista e disse: “Para nós Saudadenses é um motivo de orgulho possuirmos em nosso Município uma agroindústria premiada com uma medalha de ouro numa competição nacional. Isso poderá alavancar as outras agroindústrias do Município para que conquistem cada vez mais novos mercados.”

Matérias aprovadas durante a Sessão:

PROJETOS DE LEI EM SEGUNDA APRECIAÇÃO

Projeto de Lei nº 049/2019, de autoria do Executivo Municipal, trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o Exercício Financeiro de 2020 e tem como a principal finalidade orientar a elaboração dos orçamentos fiscais e da seguridade social e de investimento do Poder Público. A LDO busca sintonizar a Lei Orçamentária Anual (LOA) com as diretrizes, objetivos e metas da administração pública, estabelecidas no Plano Plurianual. A LDO compreenderá as metas e prioridades da administração pública, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente; orientará a elaboração da Lei Orçamentária Anual e disporá sobre as alterações na legislação tributária.

Projeto de Lei nº 069/2019, de autoria do Executivo Municipal, visa autorizar a inclusão de Nova Ação de Governo na Lei Municipal 1135/2017 que estabeleceu o Plano Plurianual e na Lei 1231/2018 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019 e para assim poder abrir um Crédito Adicional Especial no Orçamento Geral do Município de Saudade do Iguaçu, para o exercício financeiro de 2019 no valor de R$ 55.000,00. Esta nova Ação de Governo objetiva o firmamento de termo aditivo ao contrato 153/2018, em decorrência de alterações no projeto original da Obra de construção do prédio do Ensino em Tempo Integral.

Projeto de Lei nº 070/2019, de autoria do Executivo Municipal, visa autorizar a abertura de um Crédito Adicional Suplementar no Orçamento Geral do Município de Saudade do Iguaçu, para o exercício financeiro de 2019 no valor de R$ 960.000,00, além da alteração das estimativas das receitas e das metas financeiras de despesas dos programas e ações da Lei Municipal 1135/2017 que estabeleceu o Plano Plurianual e da Lei 1231/2018 que trata da Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2019. Os recursos constantes da presente matéria foram obtidos por Superávit Financeiro de 2018 na fonte 000 – Recursos Ordinários Livres. Os recurso ora suplementados segundo Mensagem de encaminhamento do Projeto de Lei serão utilizados da seguinte forma:

1- R$ 600.000,00 para Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, destinados à futura aquisição de uma máquina auto propelida para silagem.

2- R$ 100.000,00 para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, destinados às despesas com a aquisição de materiais de consumo para as atividades da secretaria;

3- R$ 60.000,00 para a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, destinados às despesas com a futura aquisição de adubo orgânico (cama de aviário) para serem distribuídos aos agricultores do Município conforme Lei municipal Nº 1145/2017.

4- R$ 200.000,00 para a Secretaria Municipal de Esporte e Cultura, destinados às futuras aquisições de materiais de consumo e serviços de terceiros para as festividades natalinas promovidas pelo Departamento de Cultura.

REQUERIMENTOS

Requerimento Nº 022/2019, de autoria dos Vereadores Ademir Demarchi e Irineu Antônio Peruzzo, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal que o Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná dê o fiel cumprimento ao Art. 47 da Lei Complementar Federal 123/2006 e às Leis Complementares Municipais Nº 07/2007 e 09/2010 que estabeleceram o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e as empresas de pequeno porte no âmbito do Município.

Requerimento Nº 023/2019 de autoria da Vereadora Sueli Civa Bochio, solicitando ao Chefe do Poder Executivo Municipal que o Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná através do Departamento responsável tome as providências necessárias para o devido atendimento do constante no Requerimento Nº 05/2015 de autoria do Vereador Setembrino Nath onde o mesmo solicita que o Chefe do Poder Executivo Municipal na condição de Gestor Público Gestione junto a SANEPAR a ampliação da Rede de Distribuição de água no Perímetro Urbano do Município saída para Chopinzinho/Pr.