Início > Notícias > CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA MOÇÃO DE APLAUSOS AO PROFESSOR ÉLIO BOCALON
CÂMARA MUNICIPAL ENTREGA MOÇÃO DE APLAUSOS AO PROFESSOR ÉLIO BOCALON
06 de Julho de 2019

Em Sessão Solene realizada na noite do dia 04 de Julho de 2019 a Câmara Municipal de Vereadores do Município de Saudade do Iguaçu, Estado do Paraná prestou uma belíssima homenagem ao Professor Élio Bocalon por serviços prestados à comunidade Saudadense. Esta Sessão Solene foi conduzida pelo Vice-presidente Vereador Ademir Demarchi, devido a Presidente da Casa Vereadora Auri Bitencourt da Silva não poder estar presente. Com o plenário lotado de alunos da Escola Municipal Padre Felipe, professores, populares e familiares do homenageado a Câmara Municipal cumpriu mais uma vez o seu papel de reconhecer pessoas que tiveram uma atuação destacada no município. A Sessão contou com a presença do Prefeito Municipal Mauro Cesar Cenci e do Vice-prefeito Darlei Trento. Para a Câmara Municipal a entrega desta Moção de Aplausos trata-se de uma justa homenagem a uma pessoa que pelo seu histórico profissional e em sua vida pessoal, produziu bons exemplos, construiu importantes legados, proporcionou resultados consistentes, deu aula de sabedoria e acumulou o respeito de todos os Saudadenses. A memória de um povo se faz fundamental para a construção de sua própria formação, identidade e história e em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestado ao desenvolvimento de nosso Município.

A feliz iniciativa foi dos alunos dos 4º anos da Escola Municipal Padre Felipe, que propuseram aos Vereadores esta belíssima homenagem, iniciativa esta prontamente atendida pela Mesa Diretora da Câmara Municipal que apresentou a concessão honrosa ao Professor Élio Bocalon. É o propósito cívico do Poder Legislativo Municipal homenagear pessoas que como o Professor Élio Bocalon prestaram trabalho relevante pelo bem comum.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA DO PROFESSOR ÉLIO BOCALON

O Professor Élio Bocalon, nasceu em Cachoeira do Sul, Estado do Rio Grande do Sul em 03 de outubro de 1934, filho de Vicentina e Vitório Bocalon. Filho de agricultores, permaneceu neste município por toda a sua infância. Sua formação iniciou-se em escolas Multisseriadas no interior do Município de Cachoeira do Sul/RS. Com 11 anos de idade, ingressou no seminário Palotino em Santa Maria/RS, onde permaneceu por 5 anos. Após serviu o exército brasileiro por dois anos, retornando ao interior de Cachoeira do Sul onde exerceu atividades na agricultura.

Élio casou-se no ano de 1956 com a Senhora Aleonila Coletto com quem teve 7 (sete) filhos, sendo eles: José Roberto, Cleci, Cloreci, Bernadete, Neidelar, Mário e Mabilda. No ano de 1957 Élio Bocalon juntamente com sua esposa mudou-se para a localidade de São Luiz, no município de Chopinzinho, Estado do Paraná onde o mesmo passou a trabalhar na empresa Braviaco/AS, empresa esta colonizadora da região que tinha como intuito colonizar e povoar a região. No ano de 1959 iniciou na profissão de Professor na Comunidade de Linha Dória, Município de Chopinzinho onde trabalhou por 6 anos. Em 1965 atendendo ao convide do então Prefeito de Chopinzinho Senhor José Armin Matte mudou-se para o Distrito de Saudades onde continuou exerceu a profissão de professor, diretor e Secretário Escolar.

O professor Élio Bocalon sempre participou de forma ativa na vida comunitária, exercendo atividades como Ministro da Eucaristia desde o ano de 1979 e de Juiz de Paz desde o ano de 1966, atividades estas desenvolvidas pelo mesmo até os dias atuais.

No ano de 1975 inaugurou no distrito de Saudades um cinema que era na época o grande atrativo nos domingos à noite, tendo uma grande participação da comunidade local.

Seu Élio é figura muito importante para a formação de nosso município, tanto na parte de colonização como na parte de consolidação, pois no ano de 1992 participou ativamente do processo de emancipação política administrativa do Município de Saudade do Iguaçu.

É importante ressaltar que o professor Élio Bocalon é grande conhecedor do trabalho daqueles que enfrentaram as piores dificuldades para abrir os caminhos para a construção do nosso município, sendo que anualmente por diversas ocasiões o mesmo se desloca até as escolas, onde expõe aos alunos testemunhos de vida e depoimentos da história de nosso município, valorizando de forma significativa tudo que já foi conquistado.

Ao participar destes eventos, as crianças passam a conhecer mais sobre esta vida cheia de andanças, sofrimento, encontros e desencontros, dos desbravadores de nosso Município que lutaram incansavelmente pelo crescimento e desenvolvimento de Saudade do Iguaçu.